Profa. Dra. Leda Maffioletti
Cronograma das aulas: 13/3; 20/3; 27/3; 3/4; 10/4; 17/4; 24/4; 08/5; 15/5; 22/5; 29/5; 25/6; 12/6; 19/6 e 26/6.
Data de início da disciplina: 13/03/2009
Local (*): FACED
Linha de pesquisa: Educação: Arte Linguagem Tecnologia
Código da disciplina (para uso da Secretaria):
Seminário Avançado intitulado:
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MUSICAL
Professora Responsável: Dra. Leda de Albuquerque Maffioletti
HORÁRIO DA DISCIPLINA:
Dia da semana: sexta-feira
Horário: 14-17horas
VAGAS: 20
Alunos regulares e outros PPGs da UFRGS: 10
PEC: 10
C/H: 45h
CRÉD: 3
Súmula/ementa: O seminário discute questões epistemológicas e metodológicas relacionadas à pesquisa em Educação Musical. Destaca questões referentes à natureza dos conhecimentos produzidos, o contextos das pesquisas e as condições do trabalho científico na área da música.
Objetivos:
Conhecer a diversidade de temáticas, enfoques, métodos e contextos da pesquisa em educação musical.
Discutir os pressupostos dos métodos e técnicas de investigação e a natureza do conhecimento produzido.
Programa (conteúdo):
I - Questões sobre os Fins e sobre os Métodos de Pesquisa em Educação.
II - Análise de teses e dissertações na área de Educação Musical, tendo em vista:
Tema de relevância científica e social; Problematização do tema; Inserção num quadro teórico, objetivos ou questões formuladas; metodologia bem justificada; metodologia adequada aos objetivos; procedimentos metodológicos suficientemente descritos e justificados. Fundamentação das afirmações e conclusões e avanço no conhecimento sobre o tema abordado.
Método de trabalho (principais atividades):
Análise e discussão teórica. Exposição de trabalhos.
Procedimentos e/ou critérios de avaliação: O aluno deverá ter participação ativa nos debates e deverá apresentar a análise de uma dissertação ou tese conforme roteiro previsto.
Bibliografia recomendada:
Textos:
BUJES, Maria Isabel Edelweiss Para pensar pesquisa e inserção social. Revista Eletrônica de Educação, 2008 v. 2 ano2
ANDRÉ, Marli. Questões sobre os Fins e sobre os Métodos de Pesquisa em Educação. Revista Eletrônica de Educação, 2007, v. 1, no. 1.
BOUMARD Patrick O lugar da etnografia nas epistemologias construtivistas. PSI – Revista de psicologia social e institucional PSI. Vol 1 N. 1 nov/1999. Universidade Estadual de Londrina. Documento eletrônico.
SOTO Juan Carlos Villa. Conclusiones del primer encuentro la experiencia interdisciplinaria en la universidad. Primer Encuentro “La Experiencia interdisciplinária en la Universidad”. realizado del 27 al 30 de noviembre de 2000, por el Centro de Investigaciones Interdisciplinarias em Ciencias y Humanidades (CEIICH), Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), 2000.
Teses e Dissertações: (sugestões)
Recomendações: Base de dados
<http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp> ; <http://www.lume.ufrgs.br/>; http://www.abmusica.org.br/; http://www.minerva.ufrj.br/; http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000218846>;
;http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/USP/USP/DEDALUS/START
ALMEIDA, Cristiane. Educação musical não-formal e atuação profissional : um survey em oficinas de música de Porto Alegre – RS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música., 2005. Dissertação de mestrado.
AZEVEDO, Maria Cristina. Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música : dois estudos de caso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música, 2007. Tese de Doutorado.
CUERVO, Luciane. Musicalidade na perofmance com a flauta doce. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação, 2008. Dissertação de Mestrado.
HIRSCH, Isabel Bonat. Música nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio : um survey com professores de arte/música de escolas estaduais da região sul do Rio Grande do Sul, 2007. Dissertação de Mestrado.
MAFFIOLETTI, Leda. Diferenciações e Integrações. O Conhecimento novo na Composição Musical infantil. PPGEDU/UFRGS, 2005. Tese de Doutorado.
OLIVEIRA, Fernanda de Assis. Materiais didáticos nas aulas de música : um survey com professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música., 2005. Dissertação de Mestrado.
OLIVEIRA, Magali . A prática de educação musical em ONG: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música, 2006 Tese de Doutorado.
SCHRODER. Silvia Nassif. Reflexões sobre o conceito de musicalidade. Em busca de novas perspectivas para a educação musical. Faculdade de Educação/UNICAMP, 2005. Tese de Doutorado.
SILVA, Rosana Saldanha. Canções, Mídia e Produção de Subjetividades. Universidade Federal Flumionense, Psicologia, 2007. Dissertação de Mestrado.
WOLFFENBUTTEl, Cristina Rolim Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.2004. Dissertação de Mestrado.