Leiam o depoimento de Marco Antônio sobre a dissertação que analisou:
INTRODUÇÃO – um começo essencial produzido ao final
INTRODUÇÃO – um começo essencial produzido ao final
Buscando compreender a dissertação de mestrado de Lélia Negrini Diniz, deparei-me com um começo essencial, produzido ao final da elaboração do trabalho. A “introdução”, como um importante espaço onde se tem uma idéia de toda a dissertação, a autora apresenta o contexto, o argumento e a origem de sua relação com o tema de sua pesquisa.
De forma bastante linear, passei a enumerar os elementos que Lélia apresentava em sua introdução:
1- A autora resgata sua história e relação como professora de música no ensino básico e sua atuação como formadora de professoras com habilitação na educação infantil.
2- Estabelece relações entre a formação das professoras e a legislação vigente (LDBEN, RCNEI Plano Nacional de Educação, Plano Nacional de Formação dos Profissionais em educação infantil).
3- Apresenta a linguagem musical como uma das linguagens a ser oferecida no espaço escolar, e a incerteza quando à formação musical que as professoras tiveram ao longo de sua formação. A partir de suas experiências como formadora de professores, e em contato com a realidade das alunas, aponta para a necessidade de ampliação das concepções pedagógico-musicais dessas educadoras.
4- Desta forma origina-se sua pesquisa. A atenção da pesquisadora volta-se a investigar de forma sistematizada se a música estava presente nas práticas pedagógicas das professoras em atuação na rede.
6- A partir da realidade apresentada, analisa a relação entre as obrigações da legislação vigente, a formação das professoras e os recursos necessários para incluir a linguagem musical em suas práticas pedagógicas.
6- A seguir, Lélia apresenta suas inquietações:
“ (...) tinha interesse em saber até que ponto a atuação das professoras está em conformidade com as mudanças legais e com as concepções sobre o ensino de música expressas nos documentos”. (DINIZ, 2005, p.12);
Seus questionamentos:
“De que forma a música está presente nas suas práticas pedagógicas? Quais os recursos de que elas dispõem para realizar as atividades musicais? Quais as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil?” (DINIZ, 2005, p.12)
Delimita seu campo de pesquisa ao apresentar seu objetivo:
“Partindo destas questões, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a presença da música nas práticas pedagógicas das professoras de educação infantil. Mais especificamente, busquei mapear as atividades musicais desenvolvidas pelas professoras, identificar os recursos disponíveis nas escolas para a realização das atividades musicais, bem como, identificar as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil.” (DINIZ, 2005, p.12);
7- Ao final da introdução, a autora apresenta a estrutura de cada capítulo da dissertação e aponta perspectivas possíveis a partir dos resultados.
De forma bastante linear, passei a enumerar os elementos que Lélia apresentava em sua introdução:
1- A autora resgata sua história e relação como professora de música no ensino básico e sua atuação como formadora de professoras com habilitação na educação infantil.
2- Estabelece relações entre a formação das professoras e a legislação vigente (LDBEN, RCNEI Plano Nacional de Educação, Plano Nacional de Formação dos Profissionais em educação infantil).
3- Apresenta a linguagem musical como uma das linguagens a ser oferecida no espaço escolar, e a incerteza quando à formação musical que as professoras tiveram ao longo de sua formação. A partir de suas experiências como formadora de professores, e em contato com a realidade das alunas, aponta para a necessidade de ampliação das concepções pedagógico-musicais dessas educadoras.
4- Desta forma origina-se sua pesquisa. A atenção da pesquisadora volta-se a investigar de forma sistematizada se a música estava presente nas práticas pedagógicas das professoras em atuação na rede.
6- A partir da realidade apresentada, analisa a relação entre as obrigações da legislação vigente, a formação das professoras e os recursos necessários para incluir a linguagem musical em suas práticas pedagógicas.
6- A seguir, Lélia apresenta suas inquietações:
“ (...) tinha interesse em saber até que ponto a atuação das professoras está em conformidade com as mudanças legais e com as concepções sobre o ensino de música expressas nos documentos”. (DINIZ, 2005, p.12);
Seus questionamentos:
“De que forma a música está presente nas suas práticas pedagógicas? Quais os recursos de que elas dispõem para realizar as atividades musicais? Quais as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil?” (DINIZ, 2005, p.12)
Delimita seu campo de pesquisa ao apresentar seu objetivo:
“Partindo destas questões, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a presença da música nas práticas pedagógicas das professoras de educação infantil. Mais especificamente, busquei mapear as atividades musicais desenvolvidas pelas professoras, identificar os recursos disponíveis nas escolas para a realização das atividades musicais, bem como, identificar as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil.” (DINIZ, 2005, p.12);
7- Ao final da introdução, a autora apresenta a estrutura de cada capítulo da dissertação e aponta perspectivas possíveis a partir dos resultados.
A importância de uma introdução bem estruturada aponta, a meu ver, para a criação do desejo de leitura e aprofundamento da temática proposta. E, ao me deparar com essa dissertação e com essa descoberta, questionei-me se utilizaria o método de pesquisa survey em minha investigação. Descobri no método uma forma de descrever, mapear e sistematizar o campo de pesquisa, categorizando e levantando temáticas possíveis para um aprofundamento qualitativo, bem como a importância da construção de um instrumento de coleta de dados seguro e fidedigno, para que não se comprometa a validade científica da pesquisa.